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O trabalho de preservação do objeto têxtil ainda é pouco conhecido no Brasil. Apesar de alguns avanços, há muito a ser feito por sua difusão e profissionalização. Entender o objeto têxtil como um documento passível de preservação, significa identificar em detalhes suas características técnicas (morfológicas, de construção e modelagem) e culturais (fins a que o objeto têxtil destinasse). Somente, então, o trabalho com o objeto têxtil pode ser delineado como aquele direcionado à sua conservação preventiva, conservação ou mesmo restauração. 

O curso tem como objetivo capacitar os alunos para que adquirem conceitos sobre as principais categorias de arte têxtil, a realizar diagnósticos do estado de conservação e identificação de patologias, tratamentos adequados de conservação preventiva a cada tipo de têxtil.

 

OBJETIVOS

O curso foi planejado para introduzir profissionais e estudantes no conhecimento da arte têxtil e suas tecnologias ao longo da história da criação têxtil e de moda, aos quais envolve a memória patrimonial têxtil na história da humanidade. O curso tem por principal objetivo o reconhecimento do objeto têxtil na sua linha do tempo como um movimento cíclico e estruturante na organização social que corresponde à realização de sua própria história, como materialismo estético e morfológico, nos processos construtivos e criativos das técnicas clássicas e contemporâneas. Refletindo e analisando as técnicas e materiais durante a evolução ao longo dos séculos na cultura têxtil e de moda.

Fomentando assim a capacitação e concedendo conhecimentos teóricos sobre o valor dos objetos museológicos, pesquisa e sua importância particular na história; proporcionando a compreensão sobre o material têxtil, sua matéria-prima e tecnologia. Propondo normas básicas para conservação preventiva através de reflexões fundamentadas nas Teorias da Conservação e Restauro.

PÚBLICO ALVO 

Profissionais e estudantes das mais diversas áreas, como por exemplo: museologia, arquitetos, artistas plásticos, profissionais da área de conservação e restauro, estudantes das áreas de conservação e restauração, Profissionais da área de moda, profissionais ou colecionadores que possuem acervos têxteis e interessados no campo da conservação e restauração em geral.

METODOLOGIA DE ENSINO

O curso será oferecido na modalidade on-line por videoconferência, com aulas teóricas que englobam a abordam dos principais procedimentos adotados no campo da conservação têxtil.

DOCENTES

Maria Adelina Pereira | Engenheira Química e Superintendente do Comitê Brasileiro de Normalização Têxtil e Vestuário da ABNT

Mauricio Bidoli | Conservador-restaurador

INVESTIMENTO


R$ 500,00 em até 12 vezes.

O aluno receberá Certificado no final do curso.

CARGA HORÁRIA


45 horas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

MODULO I – OS MATERIAIS TÊXTEIS.

– Datas: 06, 13, 20 e 27 de outubro e 03 de novembro de 2020  –  Das 18 h às 22 h 30 min.

 1. Tecnologia Textil;

 

  • O universo têxtil; ​

  • Breve histórico do surgimento da fiação e tecelagem;​

  • Fluxo de produção têxtil;

  • Fibras têxteis;

  • Classificação das fibras conforme ABNT 11914;

  • Características das fibras;

  • As fibras em bens históricos;

  • As fibras em materiais de conservação de bens históricos;

  • Fios: artesanais, cardados, penteados, fantasia, metálicos;

  • Titulagem e torção dos fios ABNT NBR 13216;

  • Linhas de costura: tipos e aplicações;

  • Tecelagem plana;

  • Ligamentos: tela, sarja e cetim ABNT NBR 12546 e 12996;

  • Tecidos Jacquard, maquinetados, lampassos, etc.;

  • Densidade de fios no tecido ABNT NBR 10588;

  • Gramatura e Peso linear ABNT NBR 10591;

  • Malharia trama e urdume;

  • Malharia artesanal: tricot e crochet; 

  • Ligamentos, densidade de colunas e carreiras ABNT NBR 13461, 12 060;

  • Nãotecidos;  

  • Tecnologias de obtenção x características finais ABNT NBR 13370;

  • Gramatura e espessura ABNT NBR 12984 e 13371;

  • Aplicação dos nãotecidos em conservação e restauro têxtil.

MODULO 2 – CONSERVAÇÃO DE TÊXTEIS.

– Datas: 08, 15, 22 e 29 de outubro e 05 de novembro de 2020  –  Das 18 h às 22 h 30 min.

 1. Estudo do objeto têxtil: 

 

  • O Têxtil como objeto de arte;

  • Estética e Design; Sedas do século XVII e VXIII (Bizarre Silks, Lace-Pattern Silks e Naturalism Silks);

  • Artífices e Manufacture; Jean Revel, Philippe de la Sale, Anna Maria Garthwaite, La Manufacture Prelle e Manufacture d’Aubusson;

 

 2. Documentação:

 

  • Ficha catalográfica específica para cada objeto têxtil; 

 

 3. Conceitos de Salvaguarda, Conservação preventiva para os Têxteis:

 

  • Por qual motivo preservamos? Identidade Cultural, Cultura Visual e Linguagem de Signos;

  • Conceitos: Conservação Preventiva, Intervenção Mínima (Conservação), Restauração e Retratabilidade;

  • O que se preserva?

  • Como Realizamos a Salvaguarda?

  • Como avaliar o estado de conservação?

  • Principais mecanismos e efeitos de degradação em têxteis;

  • Condições ambientais para armazenagem e exposição;

  • Intervenções: Consolidação por Costura;

  • Diretórios de Pontos Manuais para a consolidação por costura (técnicas e materiais empregados na estabilização/consolidação dos têxteis); 

  • Procedimentos de limpeza e higienização (limpeza e/ou higienização mecânica) e umidificação controlada;

  • A questão da controvérsia dos adesivos (Klucel G, Lascaux Polyamide-Textile-Schweisspulver e Beva Adhesive);

  • Aplicação de encapsulamento;

  • Materiais de Acondicionamento.

SOBRE O EDUCAÇÃO ARTE & CULTURA

EDUCAÇÃO ARTE E CULTURA

INSCRIÇÕES ABERTAS

CONSERVAÇÃO E RESTURO DE INDUMENTÁRIA

2° Edição - Introdução à Conservação de Têxteis

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