O trabalho de preservação do objeto têxtil ainda é pouco conhecido no Brasil. Apesar de alguns avanços, há muito a ser feito por sua difusão e profissionalização. Entender o objeto têxtil como um documento passível de preservação, significa identificar em detalhes suas características técnicas (morfológicas, de construção e modelagem) e culturais (fins a que o objeto têxtil destinasse). Somente, então, o trabalho com o objeto têxtil pode ser delineado como aquele direcionado à sua conservação preventiva, conservação ou mesmo restauração.
O curso tem como objetivo capacitar os alunos para que adquirem conceitos sobre as principais categorias de arte têxtil, a realizar diagnósticos do estado de conservação e identificação de patologias, tratamentos adequados de conservação preventiva a cada tipo de têxtil.

OBJETIVOS
O curso foi planejado para introduzir profissionais e estudantes da área de conservação e restauro de bens culturais no conhecimento da arte têxtil e suas tecnologias ao longo da história da criação têxtil e de moda, aos quais envolve a memória patrimonial têxtil na história da humanidade. O curso tem por principal objetivo o reconhecimento do objeto têxtil na sua linha do tempo como um movimento cíclico e estruturante na organização social que corresponde à realização de sua própria história, como materialismo estético e morfológico, nos processos construtivos e criativos das técnicas clássicas e contemporâneas. Refletindo e analisando as técnicas e materiais durante a evolução ao longo dos séculos na cultura têxtil e de moda.
Fomentando assim a capacitação e concedendo conhecimentos teóricos sobre o valor dos objetos museológicos, pesquisa e sua importância particular na história; proporcionando a compreensão sobre o material têxtil, sua matéria-prima e tecnologia. Propondo normas básicas para conservação preventiva através de reflexões fundamentadas nas Teorias da Conservação e Restauro.
PÚBLICO ALVO
Profissionais e estudantes das mais diversas áreas, como por exemplo: museologia, arquitetos, artistas plásticos, profissionais da área de conservação e restauro, estudantes das áreas de conservação e restauração, profissionais da área de moda, profissionais ou colecionadores que possuem acervos têxteis e interessados no campo da conservação e restauração em geral.
METODOLOGIA DE ENSINO
O curso será oferecido na modalidade on-line com aulas síncronas, que englobam a abordam dos principais procedimentos adotados no campo da conservação têxtil.
DOCENTES
Professora Me. Maria Adelina Pereira | Engenheira Química e Superintendente do Comitê Brasileiro de Normalização Têxtil e Vestuário da ABNT
Professor Bel. Mauricio Bidoli | Conservador-restaurador de Bens Culturais
INVESTIMENTO
R$ 500,00 em até 12 vezes.
O aluno receberá Certificado no final do curso.
CARGA HORÁRIA
36 horas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MODULO I – OS MATERIAIS TÊXTEIS.
– Datas: 06, 13, 20 e 27 de abril de 2021 – Das 18 h às 22 h 30 min.
1. Tecnologia Textil;
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O universo têxtil;
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Breve histórico do surgimento da fiação e tecelagem;
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Fluxo de produção têxtil;
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Fibras têxteis;
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Classificação das fibras conforme ABNT 11914;
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Características das fibras;
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As fibras em bens históricos;
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As fibras em materiais de conservação de bens históricos;
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Fios: artesanais, cardados, penteados, fantasia, metálicos;
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Titulagem e torção dos fios ABNT NBR 13216;
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Linhas de costura: tipos e aplicações;
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Tecelagem plana;
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Ligamentos: tela, sarja e cetim ABNT NBR 12546 e 12996;
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Tecidos Jacquard, maquinetados, lampassos, etc.;
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Densidade de fios no tecido ABNT NBR 10588;
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Gramatura e Peso linear ABNT NBR 10591;
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Malharia trama e urdume;
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Malharia artesanal: tricot e crochet;
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Ligamentos, densidade de colunas e carreiras ABNT NBR 13461, 12 060;
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Nãotecidos;
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Tecnologias de obtenção x características finais ABNT NBR 13370;
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Gramatura e espessura ABNT NBR 12984 e 13371;
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Aplicação dos nãotecidos em conservação e restauro têxtil.
MODULO 2 – CONSERVAÇÃO DE TÊXTEIS.
– Datas: 09, 16, 23 e 30 de abril de 2021 – Das 18 h às 22 h 30 min.
1. Estudo do objeto têxtil:
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O Têxtil como objeto de arte;
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Estética e Design; Sedas do século XVII e VXIII (Bizarre Silks, Lace-Pattern Silks e Naturalism Silks);
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Artífices e Manufacture; Jean Revel, Philippe de la Sale, Anna Maria Garthwaite, La Manufacture Prelle e Manufacture d’Aubusson;
2. Documentação:
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Ficha catalográfica específica para cada objeto têxtil;
3. Conceitos de Salvaguarda, Conservação preventiva para os Têxteis:
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Por qual motivo preservamos? Identidade Cultural, Cultura Visual e Linguagem de Signos;
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Conceitos: Conservação Preventiva, Intervenção Mínima (Conservação), Restauração e Retratabilidade;
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O que se preserva?
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Como Realizamos a Salvaguarda?
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Como avaliar o estado de conservação?
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Principais mecanismos e efeitos de degradação em têxteis;
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Condições ambientais para armazenagem e exposição;
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Intervenções: Consolidação por Costura;
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Diretórios de Pontos Manuais para a consolidação por costura (técnicas e materiais empregados na estabilização/consolidação dos têxteis);
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Procedimentos de limpeza e higienização (limpeza e/ou higienização mecânica) e umidificação controlada;
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A questão da controvérsia dos adesivos (Klucel G, Lascaux Polyamide-Textile-Schweisspulver e Beva Adhesive);
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Aplicação de encapsulamento;
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Materiais de Acondicionamento.
SOBRE O EDUCAÇÃO ARTE & CULTURA
INSCRIÇÕES ABERTAS
Introdução à Conservação de Têxteis - Edição 2021
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